Bulimia Nervosa, o que é?
- Gabriela Rollo
- 10 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2023

De acordo com o Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais DSM-5, a Bulimia Nervosa (BN) é uma doença psiquiátrica cujo sintomas são: Consumo rápido e excessivo de grandes quantidades de alimentos (compulsão alimentar) seguido por tentativas purgativas afim de compensar a ingestão exacerbada de alimentos. (por exemplo: vômito auto induzido, uso indevido de laxantes e prática de atividade física em excesso).
Com a evolução do caso, pode ocorrer sinais de perda de peso (em alguns casos nem sempre são tão evidentes), sinais de desnutrição: Queda de cabelo, falta de disposição, unhas quebradiças e etc. A curto prazo podem ocorrer azia, refluxo gástrico e /ou dores no estômago. De médio a longo prazo: Inflamação e ruptura do esôfago e do estômago devido ao vômito frequente. Úlceras intestinais e etc.
Como todo Transtorno Alimentar, tem origem multifatorial, ou seja: Quadros depressivos e/ou ansiedade podem se tornar predisponente ao quadro de Transtornos Alimentares, incluindo a Bulimia Nervosa, bem como culto ao corpo magro, associado a alterações de humor, auto estima, ansiedade e auto controle.
O tratamento consiste em elevar a autoestima, reduzir a ansiedade e controlar os episódios compulsivos e purgativos. Equipe mínima para o tratamento: Psiquiatra, Psicólogo e Nutricionista. Todos especializados em Transtornos Alimentares.
Comentários